Ações PRO-SPB

Criado em 12 de abril de 2007, o portal do SPB já conta com mais de 60 soluções voltadas para diversos setores.

Mais Sobre

Com o objetivo de fazer o diagnóstico sobre o uso da tecnologia da Informação na área de gestão pública nos municípios da região de atuação da UNIVASF, esta ação consiste em uma pesquisa de campo.

Esta ação será desenvolvida por estudantes sob a orientação e acompanhamento de professores envolvidos no programa. Mais próximos da realidade vivenciada pelos municípios, os estudantes e professores poderão tomar consciência das dificuldades enfrentadas naqueles locais e das oportunidades efetivas para colaborar com a melhoria dos serviços públicos da região. A pesquisa será desenvolvida a partir das seguintes etapas:

  • Capacitação de estudantes para realização da pesquisa;
  • Seleção de 10 (dez) Municípios da região do Vale do São Francisco;
  • Definição da amostra;
  • Elaboração do roteiro e instrumentos de entrevistas;
  • Realização das entrevistas com gestores e servidores da área de T.I. nos municípios selecionados;
  • Descrição dos dados;
  • Análise e interpretação dos dados coletados.

Para promover um aprofundamento a respeito do tema Software Público Brasileiro serão realizados 03 (três) Workshops com a participação de especialistas da área. Estes eventos acontecerão no Campus da UNIVASF e apoiarão o planejamento contínuo das ações previstas no programa.

No primeiro Workshop serão relacionadas e discutidas as políticas de governo na área de Software Público e a demanda potencial na região de atuação da UNIVASF.

Em um segundo momento, após a realização da ação “Pesquisa sobre o uso de Tecnologia da Informação em órgãos municipais da região de atuação da UNIVASF”, serão apresentados os dados coletados pelo projeto e traçadas estratégias de intervenção por meio das outras ações planejadas no programa. Assim, além de uma oportunidade para avaliação das já atividades desenvolvidas este Workshop irá colaborar para o planejamento refinado dos cursos, núcleo temático e células empreendedoras.

Por fim, será promovido um Workshop para avaliação das ações desenvolvidas em 2014 e elaboração de estratégias para continuidade do programa.

Cada Workshop terá uma carga horária de 08 (oito) horas e contará com a participação de representantes do Portal do Software Público Brasileiro, equipe executora desta proposta, gestores municipais da área de Tecnologia da Informação e estudantes. A partir das palestras e discussões, ao final de cada evento, será produzido um relatório de avaliação das atividades desenvolvidas e síntese das recomendações para as ações a serem realizadas.

O Núcleo Temático representa um grande diferencial na formação profissional oferecida pela Univasf. De forma estrita, o Núcleo Temático - NT é uma disciplina obrigatória. No entanto, é uma disciplina diferenciada, focada principalmente no desenvolvimento de habilidades, em particular, através do envolvimento na solução de problemas que podem ser encontrados na atuação dos profissionais. Principalmente, problemas que necessitem da integração de conhecimentos adquiridos de forma segmentada através das disciplinas específicas oferecidas pelas grades curriculares dos cursos, uma vez que a interdisciplinariedade é uma de suas principais metas.

A liberdade de atuação propiciada pela natureza do NT possibilita que o mesmo apresente características de atividade de ensino, pesquisa e extensão. Um ponto forte associado a este potencial é a ponte feita entre a universidade e a sociedade, entre os futuros profissionais e os problemas reais encontrados na sociedade na qual estão inseridos.

A oferta de um Núcleo Temático voltado para a formação de agentes de sustentabilidade do software público brasileiro, além do cumprimento de uma atividade curricular prevista em todos os cursos de graduação da Univasf, irá agregar ainda mais os diferentes atores acadêmicos neste programa, possibilitando desde uma imersão inicial na temática até a apropriação de diferentes soluções e tecnologias disponibilizadas no Portal do Software Público Brasileiro, fazendo-os interagir também com os coordenadores e membros das respectivas comunidades virtuais de desenvolvimento dos softwares.

Nessa ação serão ofertadas 50 (cinqüenta) vagas para participação de estudantes da Univasf que serão orientados por professores no desenvolvimento de pesquisas e intervenções para colaborar no processo de adoção de softwares livre em instituições públicas municipais da região do Vale do São Francisco.

Células Empreendedoras são grupos de universitários orientados por professores que através de mídias sociais e um ecossistema de ações de fomento à criatividade são encorajados a terem mais autonomia e um espírito empreendedor em parceria com instituições públicas ou empresas.

NAs células têm como objetivo fazer com que os demais jovens aprendam a empreender suas ideias e vidas profissionais, e através disto contribuam para o desenvolvimento da instituição de ensino onde convivem.

Para o programa proposta será criada uma Célula Empreendedora constituída por alunos e professores unidos em torno de um objetivo comum: empreender ações colaborativas para promoção e fortalecimento do Software Público Brasileiro.

A Célula Empreendedora do Software Público Brasileiro contará com um líder (escolhido entre os discentes participantes do projeto) e professores orientadores, com a missão motivar os alunos a realizarem ações proativas e colaborativas em torno das atividades e tema da presente proposta de programa. A partir do conhecimento acumulado em sua formação acadêmica os estudantes serão estimulados a participar da organização de eventos, cursos de capacitação, desenvolvimento de software, consultorias, entre outras atividades possíveis. Assim, a célula deverá permitir a aproximação dos estudantes ao contexto real de uso do software livre para apoio na gestão pública e apresentar as oportunidades geradas pelo Software Público Brasileiro para os futuros profissionais.

A estrutura prevista para coordenação e suporte da célula é bem simples. Ela será formada por um líder, dois professores orientadores (integrantes da equipe executora), o conjunto de estudantes interessados, e um ambiente virtual colaborativo a ser criado no site do programa. Para operacionalização das ações, os participantes da célula também contarão com a infraestrutura física disponível ao programa.

Para promover a indução das atividades da célula serão selecionados estudantes que, após capacitados, estarão efetivamente envolvidos no desenvolvimento de softwares livre, organização de eventos, motivação de outros estudantes, e outras atividades para fortalecimento do Software Público Brasileiro.

Serão ofertados de 03 (três) cursos (20 vagas/curso) para agentes públicos, conforme demanda identificada na ação de “Pesquisa sobre o uso de Tecnologia da Informação em órgãos municipais da região de atuação da UNIVASF” e recomendações obtidas durante os Workshops promovidos pelo programa.

Os cursos terão carga horária de 40 horas e serão oferecidos de forma híbrida, sendo 24 horas presenciais com abordagem teórico-prática e 16 horas na modalidade a distância.

Os participantes dos cursos terão acesso ao material trabalhado durante os encontros presenciais no ambiente virtual dos cursos, além de realizarem atividades, participarem de fóruns, interagirem com os demais profissionais, de modo a cumprirem as 16 horas das oficinas previstas para o formato a distância.

Para realização desta ação serão selecionados e capacitados estudantes que atuarão como tutores, oferecendo suporte ao trabalho dos professores responsáveis pelos cursos.

Em todas as ações, principalmente a partir da capacitação de estudantes e servidores públicos municipais, o programa tem como foco fortalecer a política institucional da Univasf para formação contínua de agentes para sustentabilidade do Software Público Brasileiro.

";