Notícias PRO-SPB

Núcleo Temático SPB é novamente ofertado para estudantes

por PRO-SPB | 28/11/2018

Mais uma vez, o Núcleo Temático do Software Público Brasileiro (NT SPB)é oferecido como componente curricular para os alunos da UNIVASF. Dessa vez, são 50 alunos das engenharias, administração e artes visuais. O NT iniciou suas atividades no dia 10/11/2018.

Mais

Resultados do PRO-SPB são apresentados no Workshop do Linux Professional Institute

por PRO-SPB | 16/07/2017

Para mais uma vez destacar o papel do PRO-SPB como uma importante iniciativa para o fortalecimento do Software Público Brasileiro, o prof. Jorge Cavalcanti apresentou a palestra "Uma ação acadêmica para a promoção do Software Público Brasileiro"

Mais

Prefeitura de Petrolina e PRO-SPB discutem parceria para implantação de Soluções de Softwares Públicos no município

por PRO-SPB | 04/03/2017

Em 02/03/2017, aconteceu uma reunião entre representantes da Prefeitura Municipal de Petrolina (PMP) e o coordenador do PRO-SPB, prof. Jorge Cavalcanti (UNIVASF), onde se discutiu a possibilidade da parceria para apoiar a prefeitura em projetos de adoção de software público.

Mais

Artigos com resultados do PRO-SPB são apresentados no V Congresso Brasileiro de Informática da Educação (CBIE)

por PRO-SPB | 03/11/2016

Mais uma vez, os relatos das pesquisas decorrentes da execução do PRO-SPB, foram transformados em artigos científicos e apresentados no principal evento nacional de Informática na Educação. Realizado entre 24 e 27 de outurbro de 2016, em Uberlândia-MG.

Mais

Universidade Federal de Pernambuco também executa o PRO-SPB

por PRO-SPB | 02/09/2016

Desde de junho de 2016, uma nova edição do Programa de Formação de Agentes para Sustentabilidade do Software Público Brasileiro (PRO-SPB) acontece na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Mais

Experiência com o PRO-SPB é relatado em livro organizado por pesquisadora da UnB

por PRO-SPB | 01/08/2016

A partir da apresentação do PRO-SPB no I Simpósio Internacional em Inovação e Governança Digital , ocorrido em set/2014 em Brasília, os Professores João Sedraz e Jorge Cavalcanti, foram convidados para transformar as experiências do PRO-SPB em um capitulo de um livro organizado pela Professora Christiana Soares de Freitas, da Universidade de Brasília/UnB, que também foi a coordenadora do Simpósio.

Mais

PRO-SPB foi apresentado no FLISOL 2016

por PRO-SPB | 19/04/2016

Os professores João Sedraz e Jorge Cavalcanti participaram, no dia 16/04/2016, do Festival Latino Americano de Instalação de Software Livre (FLISOL 2016), cuja edição em Petrolina foi promovida pela FACAPE. No evento, os professores relataram a experiência e os resultados obtidos no PRO-SPB, por meio da apresentação da palestra intitulada "Uma ação acadêmica para a promoção do Software Público Brasileiro". Mais


PRO-SPB encerra 2014 com o III Workshop SPB

por PRO-SPB | 15/12/2014

O Programa de Formação de Agentes para Sustentabilidade do Software Público Brasileiro (PRO-SPB), na última sexta-feira (12/12/2014), realizou o III Workshop do Software Público Brasileiro.

Mais

III Workshop PRO-SPB

por PRO-SPB | 09/12/2014

O Programa de Formação de Agentes para Sustentabilidade do Software Público Brasileiro (PRO-SPB) irá promover no próximo dia 12/12 (Sexta-Feira), o III Workshop do Software Público Brasileiro.

Mais

Participação do PRO-SPB na IX Mostra de Extensão

por PRO-SPB | 25/11/2014

Ocorreu no período de 21 à 23 de Novembro a IX Mostra de Extensão da UNIVASF, no Campus São Raimundo Nonato (PI).

Mais

Treinamento de soluções do portal SPB

por PRO-SPB | 30/10/2014

PRO-SPB promove palestras de apresentação de softwares públicos.

Mais

Células Empreendedoras

por PRO-SPB | 09/10/2014

Uma das ações do PRO-SPB é estimular as atividades empreendedoras utilizando Software Público Brasileiro.

Mais

PRO-SPB promove o II Workshop do Software Público Brasileiro

por PRO-SPB | 02/10/2014

Realizado no dia 30/09, como evento satélite do XIV Encontro Acadêmico de Informática (www.einfo5.webnode.com), o II Workshop do Software Público Brasileiro teve como principal objetivo aproximar a política do Software Público aos municípios da região do Vale do São Francisco. O evento contou com ampla participação de gestores públicos municipais, estudantes e profissionais, que estiveram envolvidos em diversas atividades na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e na Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape).

Mais

Palestra Sílvio Melo - coordenador do 4CMBr

por PRO-SPB | 30/09/2014

O PRO-SPB realizou nessa terça-feira, dia 30 de Setembro, na FACAPE, uma palestra voltada aos gestores e servidores municipais, com o objetivo de aproximar a política do Software Público dos municípios.

Mais

Oficina G-Transp

por PRO-SPB | 30/09/2014

Como continuação das ações do PRO-SPB UNIVASF foi realizada, neste dia 30 de setembro de 2014, no período da manhã na UNIVASF campus Juazeiro-BA, a oficina de treinamento do G-Transp, ministrada pelos bolsistas João Paulo e Tássio Caique.

Mais

Startup de Software Público marca presença na Campus Party Recife 2014

por PRO-SPB | 29/07/2014

A startup Livretec (www.livretec.com), criada por alunos da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) foi selecionada para apresentar suas ideias e produtos no evento Startups & Makers da Campus Party Recife 2014 (http://recife.campus-party.org/2014/StartupsAndMakers.html). A empresa terá um stand de divulgação além do apoio de mentores para sugestão de melhorias no seu projeto.

Mais

Núcleo SPB encerra mais um ciclo de palestras

por PRO-SPB | 21/07/2014

A segunda turma do Núcleo Temático do Software Público Brasileiro (Núcleo SPB), componente curricular ofertada para os alunos da Universidade Federal do Vale do Francisco (UNIVASF), realizou no último dia 12 de julho as duas últimas apresentações do Ciclo de Palestras, com as apresentações dos temas "Banco de Dados Open Source", ministrado pelo Prof. Mário Godoy (UNIVASF) e "Empreendedorismo com Software Livre", apresentado por Cesar Brod (BRODTEC).

Mais

Integração entre a universidade e o Portal SPB é tema em evento acadêmico

por PRO-SPB | 20/07/2014

O artigo "Núcleo Temático como Integração entre a Academia e o Portal do Software Público Brasileiro", dos professores João Sedraz (UNIVASF) Jorge Cavalcanti (UNIVASF) e Alex Sandro Gomes (UFPE) foi apresentado no V Workshop de Software Livre Bahia-Alagoas-Sergipe (FREEBASE) que ocorreu em Feira de Santana-BA, no último dia 23/04, como parte da XIV Escola Regional de Computação Bahia Alagoas Sergipe - ERBASE (http://erbase2014.uefs.br).

Mais

Residência em Software Público: prêmio de melhor ideia inovadora na ERBASE 2014

por PRO-SPB | 20/07/2014

A Escola Regional de Computação Bahia, Alagoas e Sergipe (ERBASE) é um evento promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Na sua XIV versão, o evento foi realizado em Feira de Santana na Universidade Estadual de Feira de Santana entre os dias 20 e 23 de maio.

Mais

[SoftwarePublico] Formação de agentes para sustentabilidade do SPB

por PRO-SPB | 22/03/2014

O dia 21 de março de 2014 foi um daqueles dias muito especiais. Particularmente, poder estar presente com alunos do programa discutindo ações para prefeituras da região, utilizando o conceito do Programa de Apoio Tecnológico aos Municípios Brasileiros - 4CMBr tem um preço: segurar a emoção....

Mais

I Workshop do Software Público Brasileiro acontece na Univasf nesta sexta-feira (21)

por PRO-SPB | 19/03/2014

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), por meio do Programa de Extensão de Formação de Agentes para Sustentabilidade do Software Público Brasileiro (Proext SPB), promove, nesta sexta-feira (21), o I Workshop do Software Público Brasileiro. O evento, gratuito, será realizado a partir das 8h, no auditório 2, do Complexo Multieventos, Campus Juazeiro (BA)...

Mais

I Workshop de Software Público Brasileiro acontecerá no dia 21 em Juazeiro

por PRO-SPB | 15/03/2014

Como parte das atividades do Programa de Extensão de Formação de Agentes para Sustentabilidade do Software Público Brasileiro (PROEXT SPB), em execução pelo CECOMP/UNIVASF, informamos a realização do I Workshop de Software Público Brasileiro, no dia 21, das 08h às 12h no mini-auditório 02 do Complexo Multieventos da Universidade do Vale do São Francisco (Univasf) em Juazeiro...

Mais

Palestra inicia atividades do PROEXT SPB

por PRO-SPB | 06/03/2014

Como parte do início das atividades do Programa de Extensão de Formação de Agentes para Sustentabilidade do Software Público Brasileiro (PROEXT SPB), em execução pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), será realizada na próxima terça-feira (11) a palestra Scrum – Projetos ágeis e pessoas felizes ministrada por César Brod...

Mais

Palestra na Univasf em Juazeiro marcará início de atividades de programa de software

por PRO-SPB | 06/03/2014

Na próxima terça-feira (11) a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) realizará uma palestra gratuita para celebrar o início das atividades do Programa de Extensão de Formação de Agentes para Sustentabilidade do Software Público Brasileiro (PROEXT SPB)...

Mais

Portal do Software Público Brasileiro : Univasf abre seleção interna de estudantes para bolsistas do SPB

por PRO-SPB | 30/01/2014

O Ministério do Planejamento e a Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) firmaram recente acordo para o desenvolvimento de ações e projetos que visam a expansão e o fortalecimento do Portal do Software Público Brasileiro (Portal SPB)...

Mais

Universidades poderão colaborar no Portal Software Público Brasileiro

por PRO-SPB | 08/12/2013

O Ministério do Planejamento e a Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) firmaram recente acordo para o desenvolvimento de ações e projetos que visam a expansão e o fortalecimento do Portal do Software Público Brasileiro (Portal SPB)...

Mais

Ministério do Planejamento lança a Academia SPB, iniciativa da Univasf

por PRO-SPB | 27/11/2013

Integrar o Portal do Software Público Brasileiro (SPB) com universidades federais para promover o desenvolvimento, expansão e também gerar inovações nas soluções disponibilizadas no sítio...

Mais

Ministério do Planejamento lança a Academia SPB, iniciativa da Univasf

por PRO-SPB | 27/11/2013

Integrar o Portal do Software Público Brasileiro (SPB) com universidades federais para promover o desenvolvimento, expansão e também gerar inovações nas soluções disponibilizadas no sítio...

Mais

Academia do Software Público Brasileiro é lançada durante evento do SISP

por PRO-SPB | 19/11/2013

Integrar o Portal do Software Público Brasileiro (SPB) com universidades federais para promover o desenvolvimento, expansão e também gerar inovações nas soluções disponibilizadas no sítio...

Mais

Portal do Software Público Brasileiro : Academia do Software Público Brasileiro é lançada durante evento do SISP

por PRO-SPB | 19/11/2013

Integrar o Portal do Software Público Brasileiro (SPB) com universidades federais para promover o desenvolvimento, expansão e também gerar inovações nas soluções disponibilizadas no sítio...

Mais

Academia do Software Público Brasileiro é lançada durante evento do SISP

por PRO-SPB | 19/11/2013

Integrar o Portal do Software Público Brasileiro (SPB) com universidades federais para promover o desenvolvimento, expansão e também gerar inovações nas soluções disponibilizadas no sítio...

Mais

Ministério do Planejamento e Univasf firmam acordo de cooperação técnica

por PRO-SPB | 15/10/2013

Foi publicado no Diário Oficial da União no mês de setembro o extrato do acordo de cooperação técnica entre o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) com o objetivo de desenvolverem ações em conjunto para divulgar, fortalecer e ampliar o Portal do Software Público Brasileiro (Portal SPB)....

Mais

Ministério do Planejamento assina acordo de cooperação com UNIVASF para apoiar Portal SPB

por PRO-SPB | 09/09/2013

Desenvolver ações para fortalecer, divulgar e ampliar o Portal do Software Público Brasileiro (SPB). Este é o objetivo do acordo de cooperação técnica assinado entre o Ministério do Planejamento (MP) e a Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)...

Mais

Portal do Software Público Brasileiro: Ministério do Planejamento assina acordo de cooperação com UNIVASF para apoiar Portal SPB

por PRO-SPB | 06/09/2013

Desenvolver ações para fortalecer, divulgar e ampliar o Portal do Software Público Brasileiro (SPB). Este é o objetivo do acordo de cooperação técnica assinado entre o Ministério do Planejamento (MP) e a Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)...

Mais

Planejamento assina acordo de cooperação com UNIVASF

por PRO-SPB | 05/09/2013

Desenvolver ações para fortalecer, divulgar e ampliar o Portal do Software Público Brasileiro (SPB). Este é o objetivo do acordo de cooperação técnica assinado entre o Ministério do Planejamento (MP) e a Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)...

Mais

Copyleft © Programa de Extensão para Formação de Agentes de Sustentabilidade do Software Público Brasileiro - PRO-SPB 2014