Ministério do Planejamento e Univasf firmam acordo de cooperação técnica Notícias


Postado em 15 de outubro de 2013 às 23:00 por PRO-SPB



Foi publicado no Diário Oficial da União no mês de setembro o extrato do acordo de cooperação técnica entre o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) com o objetivo de desenvolverem ações em conjunto para divulgar, fortalecer e ampliar o Portal do Software Público Brasileiro (Portal SPB).

A cooperação é feita a partir do compartilhamento de conhecimento na forma de trabalho colaborativo sobre os softwares existentes no Portal SPB, colaboração na organização de eventos de divulgação de Software Livre no Brasil e no exterior, divulgação de projetos executados na Univasf no Portal SPB, emprego dos softwares do Portal em atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNIVASF e participação de alunos e servidores da Univasf nos projetos mantidos pelo Portal SPB.

A iniciativa já conta com importantes ações, coordenadas pelos professores Jorge Cavalcanti e João Sedraz, da Univasf, como a oferta, pelo curso de Engenharia de Computação, de um Núcleo Temático Multidisciplinar com o tema Software Público Brasileiro. O Núcleo Temático é uma componente curricular obrigatória para todos os alunos da Univasf e prevê atividades de ensino, pesquisa e extensão dentro da temática apresentada.

Segundo os professores, essa temática relacionada ao software público brasileiro poderá gerar, em médio prazo, projetos de iniciação científica, tecnológica e de extensão (PIBIC, PIBIT e PIBIN), trabalhos de conclusão de curso (TCC), estágios supervisionados e também oportunidades no mercado, como prestadores de serviços e empresas de consultoria em software público.

ESPECIALISTAS

Segundo Luis Felipe Coimbra Costa, diretor do Departamento de Sistemas de Informação da SLTI/MP, a participação ativa da universidade agrega ao SPB colaboradores especialistas na área e, em contrapartida, aos servidores e estudantes da Univaf serão oferecidas diversas oportunidades geradas pelo alcance do Software Público Brasileiro. “É um processo cíclico que renderá benefícios diretos na formação dos acadêmicos e contribuirá para divulgação e sustentabilidade deste tipo de solução”, relata.

O acordo é a formalização da parceria que pretende, entre outras ações, implantar um projeto piloto do Núcleo SPB na Univasf que poderá ser difundido entre as demais Universidades e Institutos Federais para assegurar o desenvolvimento e a sustentabilidade do Software Público Brasileiro.

As informações são do Ministério do Planejamento/SLTI e Portal Software Público Brasileiro

Fonte: Portal de Notícias Gazzeta

Notícias - PRO-SPB

Acompanhe nossas notícias aqui .