Palestra Sílvio Melo - coordenador do 4CMBr Notícias


Postado em 30 de setembro de 2014 às 21:00 por PRO-SPB



O PRO-SPB realizou nessa terça-feira, dia 30 de Setembro, na FACAPE, uma palestra voltada aos gestores e servidores municipais, com o objetivo de aproximar a política do Software Público dos municípios.

Inicialmente o professor João Sedraz, que é um dos coordenadores do PRO-SPB, fez um breve agradecimento aos presentes e destacou a importância das instituições parceiras, como a Facape, UPE e UFPE. Também houve uma apresentação geral do programa, enfatizando as principais ações desenvolvidas.

A ação Pesquisa de TI, que analisou como estava o cumprimento da Lei de Acesso à Informação na região de atuação da UNIVASF, resultou na abordagem de 8 municípios que participaram da ação Formação de Agentes Públicos. Essa formação proporcionou o treinamento dos agentes municipais no GTransp, que é o gerenciador de conteúdos desenvolvido pelos bolsistas do PRO-SPB. Além das ações externas, recebeu destaque a ação Células Empreendedoras, que tem como objetivo gerar e apoiar empresas voltadas para o Software Público, formadas por estudantes. Essa ação já gerou bons frutos e hoje o PRO-SPB já conta com 3 empresas formadas por bolsistas do programa.

A segunda parte do evento foi conduzida por Sílvio Melo, atual coordenador do 4CMBr, funcionário do Ministério do Planejamento. O foco da sua palestra foi mostrar aos agentes municipais a importância do Software Público Brasileiro e como os softwares lá existentes podem facilitar a administração municipal e reduzir custos. Sílvio destacou que o portal proporciona uma cadeia virtuosa: "O Software Público seria o compartilhamento da riqueza produzida pelo "connons" intelectual de forma aberta, transformando-o num bem público".

Como coordenador do 4CMBr, ele proporcionou uma visão geral e reforçou que a federação começa nos municípios, por conta disso, o foco do 4CMBr é os municípios. Lá podem ser encontrados softwares voltados especialmente para a administração municipal. A sua palestra deixou claro que há abertura do ministério para auxílio dos municípios, inclusive deixando os contatos para possíveis esclarecimentos posteriores.

Essa palestra fez parte da programação do II Workshop do Software Público Brasileiro, que está ocorrendo em parceiria com o E-INFO, que é um evento da FACAPE, instituição parceira do PRO-SPB.

Notícias - PRO-SPB

Acompanhe nossas notícias aqui .