I Workshop do Software Público Brasileiro acontece na Univasf nesta sexta-feira (21) Notícias

Postado em 19 de março de 2014 às 23:00 por PRO-SPB

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), por meio do Programa de Extensão de Formação de Agentes para Sustentabilidade do Software Público Brasileiro (Proext SPB), promove, nesta sexta-feira (21), o I Workshop do Software Público Brasileiro. O evento, gratuito, será realizado a partir das 8h, no auditório 2, do Complexo Multieventos, Campus Juazeiro (BA).

O workshop está aberto a toda a comunidade, mas é especialmente direcionado a gestores públicos, profissionais de Tecnologia da Informação – principalmente aqueles ligados a órgãos públicos – e estudantes da área de informática. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas pelo site do evento.

Dois paneis integram a programação do workshop. O primeiro será apresentado às 9h, pelo diretor do Departamento de Governança e Sistemas de Informação (DGSI) do Ministério do Planejamento e coordenador do Portal Software Público Brasileiro, Luis Felipe Coimbra Costa. Ele abordará as “Perspectivas do Software Público Brasileiro”, sob a mediação do professor da Universidade de Brasília (UnB) Paulo Meirelles.

Às 10h30, terá início o segundo painel. Intitulado “Empreendedorismo e Empregabilidade com Software Público e Livre”, será apresentado por Cesar Brod, que tem larga experiência na área de software livre. Ele falará sobre a criação da primeira cooperativa de desenvolvimento e integração de soluções livres, a Solis, que completou dez anos em 2013. Este painel será mediado pelo professor da Universidade de Pernambuco (UPE), Genésio Gomes Cruz Neto.

Segundo Jorge Cavalcanti, um dos coordenadores do Proext SPB, neste primeiro workshop serão relacionadas e discutidas as políticas de governo na área de software público e a demanda potencial na região de atuação da Univasf. Outros dois workshops estão previstos para este ano dentro das ações do projeto, coordenado por Cavalcanti, professor do Colegiado de Engenharia de Computação, e pelo professor João Sedraz, do Colegiado de Engenharia Civil. O projeto, iniciado em janeiro último, conta ainda com 19 bolsistas.

A iniciativa visa promover o uso de soluções disponíveis no Portal do Software Público Brasileiro. “São soluções gratuitas, que podem ser utilizadas por qualquer pessoa ou empresa. E todos os softwares disponíveis no Portal podem ser customizados para se adequar às necessidades do usuário”, destaca Cavalcanti.

Fonte: Assessoria de Comunicação - UNIVASF