PRO-SPB promove o II Workshop do Software Público Brasileiro Notícias

Postado em 02 de outubro de 2014 às 18:00 por PRO-SPB

Realizado no dia 30/09, como evento satélite do XIV Encontro Acadêmico de Informática (www.einfo5.webnode.com), o II Workshop do Software Público Brasileiro teve como principal objetivo aproximar a política do Software Público aos municípios da região do Vale do São Francisco. O evento contou com ampla participação de gestores públicos municipais, estudantes e profissionais, que estiveram envolvidos em diversas atividades na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e na Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape).

Na manhã da terça-feira, como primeira atividade do workshop, foi oferecida aos agentes públicos municipais uma oficina sobre a utilização do GTransp, que é um gerenciador de conteúdos desenvolvido pelos bolsistas do PRO-SPB para auxiliar os municípios no atendimento da Lei de Acesso à Informação. Na oficina estavam presentes gestores dos municípios de Abaré-BA, Carnaubeira da Penha-PE, Curaçá-BA, Dormentes-PE, Jaguarari-BA, Orocó-PE, Santa Maria da Boa Vista-PE e Sobradinho-BA. A segunda atividade do evento foi uma palestra, realizada no turno vespertino, conduzida por Sílvio Melo, atual coordenador da comunidade 4CMBr. O foco da sua palestra foi mostrar aos agentes municipais a importância do Software Público Brasileiro e como os softwares existentes no Portal SPB podem facilitar a administração municipal e reduzir custos. Sílvio destacou que "o portal proporciona uma cadeia virtuosa por meio do Software Público que materializa o compartilhamento da riqueza produzida pelo commons intelectual de forma aberta, transformando-o num bem público".

O coordenador da comunidade 4CMBr, proporcionou uma visão geral sobre Software Público Brasileiro e reforçou que a federação começa nos municípios, por conta disso, o foco do 4CMBr está voltado para os municípios. Também foram destacadas outras ações do PRO-SPB, como as Células Empreendedoras, que tem gerado bons frutos e hoje o programa já conta com três empresas formadas por estudantes da Univasf, e a articulação do Fórum Regional de Gestores de TI, que pretende agregar os municípios para buscarem projetos e soluções conjuntas que atendam às demandas de T.I. nas cidades da região.

Por fim, o workshop teve a palestra "Saving Ten Billion Dollars a Day, One Dollar at a time", proferida por Jon Maddog Hal, diretor da Linux International, e moderada por Cesar Brod, diretor da BrodTec consultoria. Em um auditório completamente lotado, Jon Maddog, além de apresentar inúmeros benefícios econômicos e tecnológicos da adoção de Software Livre, destacou que a colaboração do estudante em projetos de Software Público é uma excelente oportunidade para ganhar reputação e, consequentemente, enriquecer o currículo acadêmico e profissional.

Sobre o PRO-SPB: O Programa de Formação de Agentes para a Sustentabilidade do Software Público Brasileiro (PRO-SPB) é uma ação de extensão que tem como finalidade a execução de atividades para a promoção e sustentabilidade do Software Público Brasileiro, coordenadas pela Univasf com o apoio de diversas instituições de ensino superior atuantes no Vale do São Francisco.