Universidade Federal de Pernambuco também executa o PRO-SPB

Postado em 02 de Setembro de 2016 às 10:30 por PRO-SPB

Desde de junho de 2016, uma nova edição do Programa de Formação de Agentes para Sustentabilidade do Software Público Brasileiro (PRO-SPB) acontece na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O programa é Coordenado pelo Prof. Fernando Fonseca, do Centro de Informática e conta com a Coordenação Administrativa do Prof. João Sedraz, da UNIVASF. Os professores Jorge Cavalcanti (UNIVASF) e Rodrigo Lins (UFRPE) atuam como colaboradores nesta edição do PRO-SPB.

O projeto foi aprovado no Edital 2016/2017 do PROEXT/MEC e prevê recursos para aquisição de equipamentos, despesas de custeio e bolsas para estudantes. Inicialmente foram selecionados 21 bolsistas dos cursos de Ciência e de Engenharia da Computação, Sistemas de Informação e Design, todos daquela IES.

Um dos principais focos dessa versão do programa é o lançamento de uma nova versão do Amadeus, um ambiente virtual de aprendizagem disponibilizado no Portal do Software Público Brasileiro e que foi desenvolvido na própria UFPE. Mais uma vez, a academia contribui para o fortalecimento do Portal SPB.

Dentre as novidades da nova versão estão: desenvolvimento em Linguagem Python, uso de temas de layout dinâmicos e ferramentas de Learning Analytics e de visualização de dados que serão um diferencial do Amadeus em relação a outros ambientes opensource similares.

A contribuição na formação de alunos de diversas áreas como: desenvolvimento distribuído de software, uso de metodologia ágil, trabalho colaborativo em equipe e uso de frameworks modernos, são também pontos fortes do programa, a exemplo do que aconteceu na sua primeira edição na UNIVASF.

Acompanhe nossas notícias aqui pelo nosso blog!