Universidades poderão colaborar no Portal Software Público Brasileiro Notícias


Postado em 08 de dezembro de 2013 às 23:00 por PRO-SPB



Para conhecimento:

O Ministério do Planejamento e a Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) firmaram recente acordo para o desenvolvimento de ações e projetos que visam a expansão e o fortalecimento do Portal do Software Público Brasileiro (Portal SPB). O Portal SPB é um repositório de soluções de softwares para diversas empresas e órgãos públicos e conta hoje com quase 70 soluções disponibilizadas nas áreas de educação, gestão pública, gerenciamento de projetos dentre outros. Todas soluções são de código aberto e gratuitas, disponíveis para qualquer órgão ou empresa, seja ela pública ou particular.

O acordo de cooperação técnica entre a UNIVASF e o Ministério prevê, dentre outras atividades, o desenvolvimento de ações para fortalecer, divulgar e ampliar o Portal, a execução de trabalho colaborativo sobre os softwares existentes no SPB, a organização de eventos de divulgação de Software Público no Brasil e exterior e a divulgação de projetos executados na universidade no portal. Além disso, os softwares públicos serão utilizados em atividades de ensino, pesquisa e extensão.

A proposta é, a partir desse projeto piloto, que outras universidades possam aderir ao processo de colaboração e fortalecimento do Portal. De acordo com a secretária-adjunta de logística e tecnologia da informação do Ministério do Planejamento, Nazaré Bretas, a Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) deve abrir uma chamada pública para que outras instituições de educação superior participem do projeto.

Segundo Luis Felipe Coimbra Costa, diretor do Departamento de Sistemas de Informação da SLTI/MP, a participação ativa da universidade agrega ao SPB colaboradores especialistas na área e, em contrapartida, aos servidores e estudantes da UNIVASF serão oferecidas diversas oportunidades geradas pelo alcance do Software Público Brasileiro. “É um processo cíclico que renderá benefícios diretos na formação dos acadêmicos e contribuirá para divulgação e sustentabilidade deste tipo de solução”, relata.

Ainda segundo Luis Felipe, em entrevista ao Boletim de Governo Eletrônico e Software Público da Organização dos Estados Americanos (OEA - disponível em http://migre.me/gUQqB), a iniciativa de integração com as Universidades já conta com ações iniciais como a oferta, pelo curso de Engenharia da Computação, de um Núcleo Temático Multidisciplinar com o tema Software Público Brasileiro. Este núcleo é uma componente curricular obrigatória para todos os alunos da UNIVASF e prevê atividades de ensino, pesquisa e extensão dentro da temática apresentada.

Outra importante ação foi o lançamento em Brasília, no mês de novembro, da Academia do SPB, um ambiente que vai possibilitar a integração do Portal com instituições de ensino para promover o desenvolvimento, expansão e também gerar inovações nas soluções disponibilizadas no sítio.

Segundo os coordenadores da primeira ação acadêmica disponível na Academia SPB, os professores da UNIVASF João Sedraz e Jorge Cavalcanti, o ambiente também poderá promover outras ações importantes como trabalhos de conclusão de curso, projetos de iniciação científica e tecnológica, projetos de extensão e estágios, gerando também oportunidades profissionais para os alunos.

Fontes:
http://www.planejamento.gov.br/conteudo.asp?p=noticia&ler=10276
http://softwarepublico.gov.br/news-item366
http://academiaspb.softwarepublico.gov.br/
http://portal.oas.org/LinkClick.aspx?fileticket=2V1hWz7y9xo%3D&tabid=1729

Fonte: Portal do Software Público Brasileiro

Notícias - PRO-SPB

Acompanhe nossas notícias aqui .